terça-feira, 16 de abril de 2013

Interpretação de Texto


TEXTO I

9  Observe com atenção a tirinha e responda ao que se pede.








                                                                            (Fonte: www.clubedamafalda.com.br – acesso em 28/08/12)

QUESTÃO 01: No primeiro quadrinho, observamos a menina Mafalda sentada perto de um rádio, ouvindo notícias sobre o mundo. Provavelmente, qual o conteúdo dessas notícias? Como você chegou a essa conclusão? Responda à questão tomando como base a situação apresentada na tira.












TEXTO II

9  O Ministério do Meio Ambiente, em junho de 2009, lançou campanha para o consumo consciente de sacolas plásticas, que já atingem, aproximadamente, o número alarmante de 12 bilhões por ano no Brasil. Veja o texto dessa campanha:

QUESTÃO 02: Explique os sentidos possíveis que podem ser atribuídos à palavra “SACO”, que aparece duas vezes no texto.







TEXTO III

9  Observe a imagem abaixo, para responder às questões 04 e 05.
9  Agora, leia a explicação sobre o que é CENSO.

Censo Demográfico é uma pesquisa realizada pelo IBGE a cada dez anos. Através dele, reunimos informações sobre toda a população brasileira. Nosso primeiro Censo aconteceu em 1872 e recebeu o nome de Recenseamento da População do Império do Brasil. O mais recente foi o Censo 2010.


QUESTÃO 04: O texto IV apresenta uma informação obtida pelo censo 2010. A partir da leitura feita por você da imagem acima, responda: que informação é essa?







QUESTÃO 05: Que elementos presentes na ilustração permitem ao leitor chegar a essa informação? Como verificamos que ela pertence ao Brasil?









Nenhum comentário:

Postar um comentário